Engenheiros Civis suíços integram serradura em betão

2 Agosto, 2017.

Engenheiros Civis suíços integram serradura em betão

Uma equipa de Engenheiros Civis suíços, está a estudar a possibilidade de integração de serradura em elementos de betão. Embora este tipo de integração não seja novo, ao contrário de outros estudos anteriores, este visa o fabrico de elementos não apenas com propriedades construtivas melhoradas, mas também com funções estruturais.

O estudo, que está a ser desenvolvido pelo Instituto de Tecnologias Construtivas e Ambientais da Escola de Engenharia e Arquitetura de Fribourg, no âmbito do Programa Nacional de Recursos NRP 66, promovido pela Fundação Suíça de Ciência visa a utilização de percentagens de integração de resíduos de madeira muito elevadas, superiores a 50%.

Graças ao elevado conteúdo de madeira, o novo betão apresenta um comportamento melhorado ao fogo e oferece propriedades térmicas de isolamento significativamente superiores ao betão corrente.
Além disso, devido ao baixo peso da madeira, em comparação com os agregados que substitui parcialmente, os elementos estruturais pesam menos de metade de elementos fabricados com betão “normal”.

Além das vantagens construtivas, o novo betão com integração de serradura de madeira é mais sustentável e ambiental. Faz uso de subprodutos da indústria da madeira, que resultam de materiais renováveis.

No que diz respeito ao comportamento estrutural, os ensaios conduzidos pelos investigadores suíços mostram que o novo betão é adequado à execução de lajes, pilares e vigas, podendo igualmente ser utilizado na produção de elementos estruturais pré-fabricados.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; SNF | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via SNF




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório