A Maior Estrutura Climatizada do Mundo

O complexo Cooled Conservatories em Singapura é a maior estrutura climatizada do mundo sem pilares internos. Localizado em Marina Bay faz parte do projeto Gardens by the Bay que ocupa 101 hectares naquela zona ribeirinha de Singapura. O conjunto é formado por dois volumes principais que cobrem cerca de 20 mil metros quadrados, a Flower Dome, uma estufa-fria húmida com 1,28 hectares e a Cloud Forest uma estufa-fria seca com 0,73 hectares, que integram ecossistemas suscetíveis às mudanças climáticas.

Os edifícios são constituídos por uma dupla camada estrutural. A camada exterior é formada por um conjunto de elementos de aço contínuos, em arco, que envolvem e estabilizam a camada interior, composta por uma malha metálica reticulada autoportante, recoberta de painéis de vidro, que permitem a entrada livre de luz. Apesar da sua grande amplitude, nenhum dos dois edifícios possui qualquer elemento de suporte interno.

O projeto estrutural foi desenvolvido pela britânica Atelier One e a construção esteve a cargo da Who Hup de Singapura. A conceção arquitetónica foi da responsabilidade dos arquitetos da Wilkinson Eyre, sendo os estudos ambientais da autoria do Atelier Ten e o paisagismo da Grant Associates.

Fonte: Atelier One;Grant Associates; Wilkinson Eyre Architect




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a A Maior Estrutura Climatizada do Mundo

  1. Imagem do Dia: Torre Jin Mao em Xangai | EngenhariaCivil.com

    […] número associado à sorte e prosperidade na cultura chinesa) e 420 metros de altura, em Xangai. A estrutura do edifício, projetada pela consultora americana de engenharia Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM), é […]

Comentar

* Obrigatório