Encurvadura em Pórticos de Betão Armado

A encurvadura em estruturas de betão armado é um fenómeno que pode influenciar de modo significativo o seu dimensionamento. Este fenómeno resulta do comportamento não linear geométrico da estrutura, isto é, da influência da deformação no valor dos esforços instalados.

Este comportamento não pode ser dissociado da não linearidade do material, ou seja, da relação não linear entre tensões e deformações. Assim, uma descrição que se pretende correcta da influência da encurvadura no comportamento das estruturas deve passar não só por uma contabilização dos efeitos não lineares geométricos mas também dos efeitos não lineares do material.
Até ao presente, no cálculo e dimensionamento de estruturas de betão armado, não se procede a uma tal análise dada a complexidade e morosidade dos cálculos envolvidos. No entanto, dado os avanços dos meios computacionais, muitas das dificuldades de alguns anos atrás podem ser agora facilmente ultrapassadas.

Texto baseado no original de Paula Maria Ranhada Pereira de Castro




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Encurvadura em Pórticos de Betão Armado

  1. Tweets that mention Encurvadura em Pórticos de Betão Armado | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Joao R. L. Oneda, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Encurvadura em Pórticos de Betão Armado: A encurvadura em estruturas de betão armado é um fenómeno que pode influe… http://bit.ly/90UJ1n […]

Comentar

* Obrigatório