Acústica de Salas de Audiências de Tribunais

A comunicação oral em recintos fechados impõe características acústicas específicas, assim também nas salas de audiências de tribunais o discurso deve ser recebido de forma clara, idealmente com a noção de proveniência do local do orador sem exigir esforços tanto deste como da atenção do auditor. A uniformidade da distribuição do campo sonoro e a inteligibilidade da mensagem acústica são requisitos fundamentais.

Uma das principais preocupações desta parte da ciência é poder pré-definir as dimensões “perfeitas” de uma sala. Até este momento a acústica arquitectónica havia-se desenvolvido por princípios e fórmulas gerais determinadas sobre bases puramente experimentais e a consequente formação das teorias apropriadas. A partir de bases puramente teóricas desenvolveu­-se uma completa série de regras e fórmulas para explicar a grande variedade de fenómenos de grande importância que ocorrem num recinto fechado.

Texto baseado no original de Carlos Aquino Monteiro




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Acústica de Salas de Audiências de Tribunais

  1. Tweets that mention Acústica de Salas de Audiências de Tribunais | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Karinna Lima, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Acústica de Salas de Audiências de Tribunais: A comunicação oral em recintos fechados impõe características acústi… http://bit.ly/bvIT67 […]

Comentar

* Obrigatório