Arranque da construção do edifício principal do laboratório de nanotecnologia MIT.nano

28 Agosto, 2015.

Arranque da construção do edifício principal do laboratório de nanotecnologia MIT.nano

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou imagens do arranque da construção do tão esperado MIT.nano, o novo edifício dedicado à investigação na área da nanotecnologia. Localizado no coração do campus do MIT, em Cambridge, o edifício de 19 mil metros quadrados incluirá instalações de imagiologia, prototipagem e salas estéreis destinadas a pesquisa avançada em diversos campos científicos como a energia, saúde, ciências da vida, ciências quânticas, eletrónica e processos de fabrico.

O edifício, projetado pela Wilson Architects, possuirá cinco pisos dotados da mais recente tecnologia de climatização sustentável, sistemas de recuperação de calor e exaustão.

Considerado um dos mais ambiciosos projetos na história daquele instituto norte-americano, ficará concluído no final de 2018, altura em que será utilizado por cerca de dois milhares de investigadores de todo o mundo.

Para suportar a enorme quantidade de equipamento científico pesado, as fundações da estrutura descerão a 30 metros de profundidade máxima, incluindo muros de contenção em betão armado com 15 metros de altura.

Na construção do MIT.nano serão usados mais de 3 milhões de metros cúbicos de betão.

Fonte e Imagens (adaptadas): via MIT




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório