Optimização da Vida Útil das Estruturas de Betão Armado

4 Março, 2009.

A grande maioria das especificações para betão são de natureza prescritiva. É do conhecimento comum geral que estas especificações limitam a capacidade dos intervenientes no processo construtivo em tirar partido do conhecimento e da experiência adquirida, bem como a de aproveitar materiais economicamente disponíveis.

Especificações prescritivas tradicionais tratam o betão de uma forma demasiado simplista, assumindo que um conjunto de especificações prescritivas resultarão na produção de um betão com o mesmo desempenho, quando na realidade o betão, como a maioria dos materiais, varia consideravelmente. Duas amassaduras com proporções de constituintes idênticas poderão exibir propriedades muito diferentes. Por outro lado, as especificações baseadas no desempenho realçam as propriedades tais como a consistência, a resistência, a durabilidade, e a estética, premiando a qualidade, a inovação e o conhecimento tecnológico para além de promover um uso melhorado dos materiais.

Texto baseado no original de Rui Miguel Ferreira

 




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Optimização da Vida Útil das Estruturas de Betão Armado

  1. Sistemas de Protecção Superficial de Betão | EngenhariaCivil.com

    […] ao minimizarem o contacto com o meio ambiente. A sua utilização tem sido crescente, quer em estruturas de betão armado novas como prevenção de processos de deterioração química ou física do betão ou de corrosão […]

Comentar

* Obrigatório