Segurança e mobilidade dos utentes em Sistemas Inteligentes de Transporte

5 Maio, 2016.

Segurança e mobilidade dos utentes em Sistemas Inteligentes de Transporte

O VRUITS (“Melhorando a Segurança e Mobilidade de Utentes Vulneráveis de Estradas através de Aplicações de Sistemas Inteligentes de Transporte“) é um programa de âmbito europeu, financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da União Europeia que tem como principal objetivo promover as boas condições de mobilidade e segurança dos utilizadores mais vulneráveis das estradas.

A ferramenta mais importante do VRUITS, na melhoria da mobilidade, conforto na circulação e segurança global, são o conjunto vasto de Sistemas Inteligentes de Transporte e, nesse sentido, a correta integração destes nos sistemas de tráfego existentes.

Para tal o programa/consórcio VRUITS avalia os impactos sociais de Sistemas Inteligentes de Transporte e fornece recomendações ao nível de implementação industrial e política de forma a otimizar a interação desses sistemas com os utentes vulneráveis de redes de estradas.
Nesse âmbito oferece também recomendações, baseadas em evidências, das melhores práticas da integração das necessidades específicas dos utentes vulneráveis de estradas, durante o projeto e conceção de Sistemas Inteligentes de Transporte.

Algumas das componentes dos Sistemas Inteligentes de Transporte que o VRUITS tem em conta são as tecnologias de sinalização inteligentes, iluminação adaptativa em interseções viárias, identificação de vagas em bicicletários, sistemas de deteção de ângulos mortos, sistemas de deteção e travagem na presença de peões e ciclistas e sistemas de comunicação entre veículos, entre outros.

O programa conta com a participação de 12 parceiros, de 8 países diferentes, incluindo empresas de relevo no âmbito das tecnologias rodoviárias, vários institutos de investigação da Europa e organizações internacionais.
O conjunto de parceiros é formado pelos institutos de investigação VTT, ECORYS, LTU, CIDAUT, LU e TNO, as empresas SICE, NXP, Dynniq, FACTUM e KITE e a organização internacional POLIS.

Fonte: VRUITS | Imagens (adaptadas/ilustrativas): via VRUITS; Burns & McDonnell




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Segurança e mobilidade dos utentes em Sistemas Inteligentes de Transporte

  1. Priscila Santos Martins Dias

    Que iniciativa!

Comentar

* Obrigatório