Construção do Novo Edifício da Fundação Louis Vuitton Projetado por Frank Gehry

Projetado pelo arquiteto Frank Gehry e pelas consultoras de engenharia Setec Batiment, RFR e T/E/S/S, o novo edifício do Centro Cultural Fundação Louis Vuitton, deverá ficar finalizado em Outubro. A obra de 105 milhões de euros, executada pela Vinci Construction e Eiffage Construction Métallique inclui, entre outros, a instalação de cerca de 3600 painéis envidraçados, de grandes dimensões, no revestimento das estruturas de cobertura em forma de vela.

O edifício, localizado na periferia do Bois de Boulogne, um parque público nos subúrbios de Paris, albergará um museu e centro cultural e terá como principal objetivo, segundo a multinacional LVMH, dona da obra e promotora do projeto, a divulgação da criação artística contemporânea internacional.

Com um design arquitetónico inspirado no Grand Palais dos Campos Elíseos, o edifício é constituído por uma agregação de doze volumes curvos de inclinação variável, com uma superfície total de 13500 metros quadrados, dispostos num padrão que faz lembrar um conjunto velas infladas pelo vento.
A estrutura de cobertura, que suporta os extensos painéis envidraçados, foi executada em aço e madeira lamelada colada.

Para o complexo cálculo estrutural os projetistas recorreram a software de modelação de última geração, desenvolvido pela Gehry Technologies, que permitiu o dimensionamento do intrincado volume imaginado por Frank Gehry.

O atelier Alep foi o responsável pelo projeto de paisagismo, que visou a integração do edifício da Fundação no ecossistema natural envolvente.

O complexo incluirá um sistema de armazenamento e reutilização de águas pluviais que serão utilizadas tanto para a lavagem das fachadas do edifício, como para a rega das áreas ajardinadas.

Fonte: via Fundação Louis Vuitton




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório