Arena Fonte Nova – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

13 Junho, 2014.

Arena Fonte Nova – Estádios da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Localizada em Salvador, Bahia, a Arena Fonte Nova foi construída, para a Copa do Mundo 2014, no âmbito de uma parceria público-privada (PPP), entre o Consórcio Arena Salvador, formada pelas gigantes brasileiras da engenharia e construção civil, OAS e Odebrecht e o Governo do Estado da Bahia. O estádio é caracterizado uma extensa e inovadora cobertura que abrange a totalidade dos cerca de 50 mil lugares sentados.

A conceção arquitetónica da Arena Fonte Nova foi atribuída ao atelier de arquitetura alemão Schulitz Architekten e à Tetra Arquitetos, de São Paulo, depois de um disputado concurso internacional.
Os arquitetos criaram um estádio multi funcional, capaz de receber diferentes eventos desportivos e concertos, que possui geometria em planta semelhante a uma ferradura, criando uma ampla abertura no extremo Sul da estrutura.
A entrada Sul, cumeada por um restaurante suspenso, permite não só uma ventilação natural adequada do estádio mas também uma ligação privilegiada e desimpedida ao lago adjacente e espaço circundante.

A estrutura metálica de cobertura, é revestida por uma membrana de baixo peso desenvolvida pela RFR Stuttgart que permite que a cobertura seja uma das mais leves do mundo em infraestruturas desportivas.
A cobertura está também equipada com um sistema de recolha de águas pluviais, que são depois reaproveitadas para a rega do relvado e no escoamento sanitário.

A fachada do Arena Fonte Nova é constituída por elementos laminares de inclinação variável, que possibilitam um sombreamento eficaz do estádio e a manutenção do conforto térmico interior, pensadas para responder à forte incidência solar de Salvador.

A construção e operação da estrutura são também pautadas pelo caráter sustentável, o que resultou na atribuição ao estádio da certificação LEED Prata, no início de 2014.

Fonte: Itaipava Fonte Nova | Imagens: via Schulitz Architekten; Erik Salles; Manu Dias; Ulisses Casaes; Dumas Casaes




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório