Uma casa construída em 24 horas inteiramente com materiais reutilizáveis, recicláveis e compostáveis

14 Fevereiro, 2018.

Uma casa construída em 24 horas inteiramente com materiais reutilizáveis, recicláveis e compostáveis

Os Laboratórios Federais Suíços para a Tecnologia e Ciência de Materiais (EMPA) e o Instituto Federal Suíço para a Tecnologia e Ciência Aquáticas (EAWAG) foram os responsáveis pela construção do edifício “Mineração Urbana & Reciclagem” em Dübendorf, no Cantão de Zurique, na Suíça.

A estrutura pretende promover a mudança de mentalidades, promovendo o uso de materiais recicláveis e métodos construtivos alternativos no setor da construção, de forma a fazer face à crescente escassez de recursos naturais.
O novo edifício segue os princípios de construção sustentável, utilizando uma configuração modular passível de desconstrução. Os materiais utilizados são reutilizáveis, recicláveis e compostáveis, possibilitando a utilização de 100% dos mesmos em outros usos, no setor da construção ou em outros setores.

A construção desta unidade residencial fez igualmente uso do conceito de “ciclos”, que tem um papel central no caminho para uma construção mais sustentável. Os materiais empregues na construção não serão simplesmente utilizados e eliminados quando a sua função atual deixar de fazer sentido. Em vez disso serão extraídos do seu ciclo atual, separados, ordenados e, sem qualquer produção de resíduos, e integrados num novo ciclo, num enquadramento residencial, comercial ou industrial.

Entre outras características ambientais, o edifício utiliza placas de isolamento fabricadas com Micélio, a parte vegetativa de fungos, rochas recicláveis e carpetes alugadas. Grande parte das fachadas foi executada com madeira não tratada, sem uso de colas, recorrendo antes a ligações metálicas aparafusadas, o que permite que os elementos de madeira possam ser facilmente removidos. A ausência de químicos de proteção na madeira, permite que esta possa igualmente ser integrada num processo de compostagem.
As fachadas incorporam também elementos de cobre que foram reutilizados e que anteriormente integravam a cobertura de um hotel na Áustria.

O edifício foi quase inteiramente construído com recurso a pré-fabricação, tendo sido assemblado no campus da EMPA em menos de 24 horas.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; Empa | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Empa




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório