Comboio Mais Rápido do Mundo Ligará Nova Iorque e Washington em Apenas 1 Hora

12 Novembro, 2013.

Comboio Mais Rápido do Mundo

O Sistema Maglev de Supercondutividade (SCMaglev) é um comboio de levitação magnética que poderá em breve ligar as cidades de Nova Iorque e Washington numa viagem com duração de apenas 60 minutos. Desenvolvido pela companhia Norte-Americana e Japonesa, Northeast Maglev (TNEM), este sistema de transporte ferroviário de muito alta velocidade é apontado como o mais avançado do mundo e uma alternativa, mais exequível a curto prazo, ao Hyperloop Transit System (HTS) de Elon Musk.

O sistema utiliza eletroímanes de alta potência que mantêm o comboio num estado de levitação magnética e possibilita que a composição ferroviária se desloque sem contacto físico com a via reduzindo drasticamente os efeitos do atrito, o que permite alcançar velocidades próximas dos 500 km/h.
A interação entre as bobinas eletromagnéticas, instaladas na via e na base do comboio, alimentadas por uma elevada corrente elétrica, permite não só a elevação vertical mas também o impulso horizontal originando uma rápida aceleração.

Um sistema similar está atualmente em construção no Japão, num corredor ferroviário de 286 km que liga Nagoya e Tóquio.

A primeira fase do projeto que prevê a construção da infraestrutura ferroviária entre Washington e Baltimore está orçada em 10 mil milhões de dólares.

Fonte: TNEM
Imagens: TNEM




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Comboio Mais Rápido do Mundo Ligará Nova Iorque e Washington em Apenas 1 Hora

  1. Imagem do Dia: Construção no Subsolo de Nova Iorque | EngenhariaCivil.com

    […] de construção, de 8.4 mil milhões de dólares, do Acesso de East Side, em Nova Iorque. A nova infraestrutura ferroviária, que deverá ficar operacional em 2019, possibilitará o transporte de 162 mil passageiros por dia, […]

Comentar

* Obrigatório