Holanda vai construir o parque eólico mais barato do mundo

12 Julho, 2016.

Holanda vai construir o parque eólico mais barato do mundo

O Governo dos Países Baixos anunciou que o Parque Eólico Offshore de Borssele terá os custos operativos e de construção mais baixos do mundo. Esta é apenas a primeira das cinco mega infraestruturas eólicas que serão construídas na Holanda nos próximos anos.

Com uma capacidade de produção energética de 700 MW, o Parque Eólico Offshore de Borssele será também o maior da Europa e um dos maiores do mundo quando concluído.

Devido às regras definidas pelo Governo Holandês para o concurso público internacional de construção e operação do Parque Eólico Offshore de Borssele e, sobretudo, à quantidade (quase quatro dezenas) e competitividade das propostas recebidas, o custo espetável será 2700 milhões de euros inferior ao inicialmente previsto.

Com um limite máximo de 12,4 cêntimos por kilowatt hora estabelecido pelas regras do concurso, a competição foi feroz, tendo o valor da proposta vencedora sido de apenas 7,27 cêntimos por kilowatt hora, um recorde mundial no que diz respeito a custos operativos de parques eólicos.

Além disso, a proposta vencedora, da empresa dinamarquesa Dong Energy, permitirá que o novo parque eólico gere cerca de 22.5% mais eletricidade do que o antecipado.

Os 700 MW do Parque Eólico Offshore de Borssele permitirão abastecer energeticamente cerca de 1 milhão de habitações.
Em conjunto com as outras quatro infraestruturas eólicas que serão construídas nos próximos anos na Holanda (Borssele II-V), a capacidade de produção elevar-se-á para 3500 MW, o suficiente para abastecer 5 milhões de habitações.

O Parque Eólico Offshore de Borssele será construído a 22 quilómetros da costa holandesa e deverá iniciar a sua operação em meados de 2020. Constituirá um passo determinante para o alcance do objetivo nacional de utilização de 16% de energias renováveis até 2023.

Fonte: Governo dos Países Baixos | Imagens (adaptadas): via Ministério da Economia / Agência Empresarial Holandesa




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Holanda vai construir o parque eólico mais barato do mundo

  1. Projeto, construção e gestão de parques eólicos offshore debatidos em Hamburgo | EngenhariaCivil.com

    […] O Fórum de Fiabilidade e Subestações Eólicas Offshore decorre esta quarta e quinta-feira (5 e 6 de outubro), em Hamburgo. O evento focar-se-á nos desafios do projeto, instalação e manutenção na garantia da fiabilidade de parques eólicos offshore. […]

Comentar

* Obrigatório