Uso de drones na inspeção de torres eólicas e infraestruturas elétricas

8 Fevereiro, 2016.

Uso de drones na inspeção de torres eólicas e infraestruturas elétricas

Investigadores do Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica (EPRI), sediado nos EUA, estão a estudar as vantagens operacionais e económicas do uso de drones na inspeção de linhas e torres de comunicações e transporte de eletricidade, bem como torres eólicas.

A mobilidade e capacidade de fácil alcance de zonas de difícil acesso, deste tipo de veículos, poderá permitir poupanças significativas nas operações de inspeção e manutenção levadas a cabo regularmente pelas entidades gestoras de infraestruturas.

Os investigadores do EPRI estão especialmente interessados num tipo particular de drones, os de oito rotores, devido às suas capacidades de estabilização da trajetória de voo.
Embora estes veículos tenham um custo elevado, que começa dos 10 mil dólares e sejam equipados com sensores avançados com valores que podem ultrapassar os 100 mil dólares, possibilitam, por exemplo, a redução do custo da inspeção de uma única torre eólica, de 10 mil dólares para apenas 300 dólares.

O uso de drones conduz igualmente a um aumento exponencial da segurança das operações de inspeção e manutenção, ao reduzir, ou mesmo eliminar, a exposição dos inspetores a situações potencialmente perigosas.

Outra das vantagens da utilização de drones é a possibilidade da sua integração com sistemas autónomos, que possibilitam, através da introdução prévia de coordenadas espaciais, a realização de campanhas de inspeção automáticas, sem necessidade de intervenção constante de operadores.

Fonte: EPRI | Imagens (adaptadas): via AP/Mary Esch




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Uso de drones na inspeção de torres eólicas e infraestruturas elétricas

  1. Uso de veículos aéreos não tripulados na inspeção de estradas e monitorização estrutural de pontes | EngenhariaCivil.com

    […] exploram as vantagens do uso de veículos aéreos não tripulados (UAV), tipicamente denominados “drones”, na inspeção e monitorização de pontes, estradas e outras […]

  2. Holanda vai construir o parque eólico mais barato do mundo | EngenhariaCivil.com

    […] custos operativos e de construção mais baixos do mundo. Esta é apenas a primeira das cinco mega infraestruturas eólicas que serão construídas na Holanda nos próximos […]

  3. Fórum de Operação e Manutenção de Infraestruturas Eólicas Offshore 2016 | EngenhariaCivil.com

    […] 20 e 21 de setembro realiza-se em Londres, o Fórum de Operação e Manutenção de Infraestruturas Eólicas Offshore 2016, um evento internacional dirigido a investigadores e profissionais do setor de […]

  4. Sergio Renato Diniz Machado

    Prezados,
    Gostaria de receber mais informações sobre capacitação para o uso de drones para inspeções aéreas e de eólicos e cursos previstos para o mes de maio/17.

Comentar

* Obrigatório