Brighton i360 declarada a torre mais esbelta do mundo pelos Recordes Mundiais do Guinness

19 Fevereiro, 2016.

Brighton i360 declarada a torre mais esbelta do mundo pelos Recordes do Guiness

A torre Brighton i360 (também conhecida como British Airways i360) foi declarada a torre mais esbelta do mundo pela organização norte-americana Recordes Mundiais Guinness. A estrutura que anteriormente tinha igualmente sido considerada como o primeiro teleférico vertical do mundo tem uma altura de 160.47 metros e um diâmetro de apenas 3.90 metros, o que corresponde a um coeficiente de esbeltez de 41.15.

Para obter tal distinção a estrutura foi sujeita a uma longa série de testes e medições, por um painel de consultores independentes constituído por Engenheiros de Estruturas das Universidades de Bath e Brighton e da Instituição Britânica de Engenheiros de Estruturas (ISE).

No pequeno filme anterior é possível acompanhar a construção da torre British Airways i360, sendo explicados a conceção novadora do sistema temporário de andaimes e os processos de execução vertical, por avanços sucessivos, com recurso a macacos hidráulicos com capacidade para 1000 toneladas que permitiram a inserção sequencial de secções da torre, em ordem inversa à tradicional.

As ligações metálicas aparafusadas entre os diferentes trechos de aço da estrutura, cada um com alturas de cerca de 6 metros, foram efetuadas com recurso a mais de 450 parafusos.

O fabrico das secções de aço e execução da estrutura foi efetuada pela construtora holandesa, especializada em estruturas metálicas, Hollandia.
O projeto arquitetónico teve autoria do gabinete Marks Barfield.

Fonte: British Airways i360 | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via British Airways i360; The Latest TV




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Brighton i360 declarada a torre mais esbelta do mundo pelos Recordes Mundiais do Guinness

  1. Finalizada construção da torre mais fina do mundo no Reino Unido | EngenhariaCivil.com

    […] os últimos testes de segurança antes da abertura oficial da torre Brighton i360, considerada a mais esbelta do mundo, com um diâmetro de apenas 3.90 metros. A estrutura de 161 metros de altura incorpora também o […]

Comentar

* Obrigatório