Criando Estruturas Complexas Através de Impressão 3D com Cimento Portland

19 Março, 2015.

Criando Estruturas Complexas Através de Impressão 3D com Cimento Portland

Um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, desenvolveu um método de impressão tridimensional que permite obter elementos estruturais utilizando cimento Portland aditivado com polímeros e fibras. O método usado possibilita a impressão a seco de formas complexas, otimizadas do ponto de vista espacial e funcional.

A equipa anunciou recentemente a execução da maior estrutura alguma vez construída utilizando processos de impressão tridimensional à base de pó. Com quase três metros de altura, foi batizada de “Bloom” e é constituída por 840 blocos diferentes, tendo sido criada com o objetivo de demonstrar as capacidades do novo método construtivo da Faculdade de Design Ambiental (CED) da UC Berkeley.

O material de construção escolhido não contém óxido de ferro, o que o torna mais amigo do ambiente e, devido à sua estabilidade físico-química, pode ser empregue na conceção de construções intrincadas para as quais é absolutamente obrigatória uma execução de elevada precisão.

Os investigadores norte-americanos defendem que este é o primeiro método de impressão tridimensional de estruturas e elementos construtivos suficientemente preciso, rápido e barato para realmente poder ser integrado, de forma prática e direta nos processos construtivos existentes.

O projeto de pesquisa foi apoiado e financiado pelas empresas Emerging Objects, Entropy Resins e pela Siam Research and Innovation Co. Ltd. (SRI), a divisão de R&D de uma das maiores empresas cimenteiras da Ásia, o Siam Cement Group (SCG).

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): via UC Berkeley




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório