O espetacular esvaziamento da albufeira da Barragem de Condit

27 Junho, 2016.

O espetacular esvaziamento da albufeira da Barragem de Condit

A National Geographic divulgou imagens da operação de esvaziamento da albufeira da barragem de Condit, no Estado de Washington, EUA. A descarga decorreu por ocasião do projeto de demolição da histórica barragem, com mais de 100 anos de existência, que se encontrava em avançado estado de degradação estrutural.

As operações de demolição e remoção da barragem foram das maiores, do seu tipo, alguma vez empreendidas em território norte-americano.
A estrutura de betão armado possuía 144 metros de comprimento e 38 metros de largura, sendo dotada de duas turbinas do tipo Francis, com capacidade máxima de geração de 14.7 MW.

A forma como a descarga foi conduzida esteve envolta em polémica, devido à consequente destruição, a jusante da barragem, de parte das margens do Rio White Salmon e devastação do riquíssimo ecossistema aquático natural.

No entanto os grupos ambientalistas da região defendem que os benefícios a longo prazo para o ambiente, resultantes da remoção da barragem, compensam largamente a destruição provocada pela operação.

O esvaziamento completo do reservatório teve uma duração de 2 horas.

Fonte: National Geographic | Imagem (adaptada) e Vídeo: via National Geographic




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório