Tecnologia desenvolvida no Japão permite detetar e prever inundações em redes urbanas

26 Janeiro, 2016.

Tecnologia desenvolvida no Japão permite detetar e prever inundações em redes urbanas

Um sistema desenvolvido pelos Laboratórios Fujitsu, no Japão, permite a deteção precoce de inundações em sistemas urbanos de águas pluviais. A tecnologia recorre a sensores distribuídos ao longo da rede, que recolhem e transmitem informações em tempo real sobre as características dos escoamentos e a um modelo computorizado avançado de previsão da evolução dos volumes e níveis de água.

Os equipamentos de sensorização são completamente autónomos do ponto de vista energético, possuindo módulos de geração termoelétrica incorporados. Funcionam igualmente com tecnologias de comunicação sem fios, o que lhes confere uma versatilidade e capacidade operativa acima da média.
Os sensores são instalados sobretudo no intradorso das tampas de câmaras de visita, aproveitando a robustez mecânica das mesmas e a proximidade com o meio a medir.

O sistema nipónico possibilita a quantificação precisa das variações dos níveis de água e o acionamento atempado das contramedidas previstas nos diversos casos, promovendo, desta forma, a prevenção efetiva de inundações.

De acordo com os investigadores dos Laboratórios Fujitsu, a tecnologia deverá ficar disponível, numa versão comercial, até final do presente ano, podendo ser adotada por entidades municipais e administrações regionais de todo o mundo.

Fonte: Laboratórios Fujitsu | Imagens (adaptadas): via Laboratórios Fujitsu




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório