A eficácia de diferentes tipos de proteção costeira

13 Março, 2018.

A eficácia de diferentes tipos de proteção costeira

A consultora britânica JBA, através da ONG JBA Trust, realizou um pequeno filme que demonstra a eficácia de diferentes configurações de proteção costeira e o impacto que a geometria destas estruturas pode ter no risco de cheias.

A demonstração é feita num modelo físico à escala, que simula o movimento das ondas durante a aproximação à costa e permite analisar a forma como as ondas se comportam quando embatem nos distintos elementos de proteção. O tanque de ondas permite também estudar, tendo em conta a imprevisibilidade das características das ondas de costa, fenómenos como a erosão costeira.

O ensaio é efetuado fazendo a propagação de 5 ondas para cada uma das diferentes configurações de defesa costeira, sendo depois medida a quantidade de água que consegue penetrar as defesas.

São testadas soluções com muros verticais simples e de coroamento, em condições de praias funcionais e erodidas, taludes revestidos, muros com reentrâncias curvas, degraus, enrocamento confinado e quebra-mares. São também discutidas as vantagens e inconvenientes de cada uma das soluções.

Fonte: EngenhariaCivil.com; JBA Trust | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via JBA Trust




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório