Investigadores Americanos Sintetizam Material Mais Rígido de Sempre

Investigadores do Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade Rice de Houston, EUA, descobriram uma forma de sintetizar um material que possui rigidez duas vezes superior aos materiais mais rígidos até agora conhecidos, os Nanotubos de Carbono, o Grafeno e o diamante. Devido às suas propriedades, o Carbino, um super-material baseado em carbono, poderá ter aplicações potenciais na construção de estruturas de Engenharia Civil.

O Carbino obtido pela equipa de investigadores americanos é um tipo de carbono monovalente radical que contém um átomo de carbono univalente eletricamente neutro, sendo composto por cadeias com ligações simples e triplas alternadas ou duplas consecutivas.

O material possui um excelente comportamento mecânico, tanto à tração e flexão, como à torção.
Em ensaios laboratoriais de tração foi obtida uma rigidez específica de 10^9 N.m/kg, valor significativamente superior ao dos Nanotubos de Carbono e Grafeno (4.5×10^8 N.m/kg) e quase o triplo do diamante (3.5×10^8 N.m/kg).

O Módulo de Young do Carbino foi avaliado em cerca de 32.7 TPa, sendo o módulo de rigidez de 11.8 TPa e o Coeficiente de Poisson de 0.386. A flexibilidade deste material é comparável ao dos polímeros comuns, possuindo também boa estabilidade química.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório