Desabamento de Três Edifícios no Rio de Janeiro

A noite de quarta-feira foi trágica no centro do Rio de Janeiro, Brasil, com a derrocada em série de um conjunto de três edifícios. Envolvidos no desabamento estiveram o Edifício Colombo, o Edifício Liberdade e um pequeno edifício adjacente a este.

Apesar de ainda ser cedo para se conhecer a real causa do acidente, tudo indica que o mesmo foi despoletado pelas obras não licenciadas que estavam a ter lugar em alguns andares inferiores do Edifício Liberdade. Segundo indicações recentes, nestas obras, houve remoção de elementos estruturais do edifício, que tinha cerca de 20 andares. Esta remoção provocou o enfraquecimento global da estrutura e o consequente desiquilíbrio estático, resultando no colapso e libertação de energia com efeitos catastróficos.

O desabamento do Edifício Liberdade provocou um efeito “baralho de cartas”, originando o colapso em cadeia dos outros dois edifícios. Parte dos escombros do Edifício Liberdade atingiram um segundo edifício adjacente, de menor dimensão, provocando o seu colapso e também do Edifício Colombo, de dez andares, cuja estrutura ficou enfraquecida devido ao embate directo de escombros e aos movimentos horizontais resultantes da onda de choque inicial.

Suspeita-se que os edifícios envolvidos tivessem graves deficiências estruturais, ainda antes do acidente.

Além do perigo remoto de desabamento de outros edifícios adjacentes (como o edifício do Theatro Municipal), teme-se que o acidente tenha repercussões directas na saúde pública, devido à onda de pó que se formou na zona. Este pó pode conter elementos extremamente nocivos para a saúde humana, uma vez que se suspeita que em pelo menos um dos edifícios colapsados, a cobertura era constituída por amianto.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório