Materiais Compósitos no Reforço de Estruturas

A necessidade de reabilitar, reparar e reforçar estruturas de betão armado aumentou consideravelmente na última década. Existem fundamentados indícios de que nos próximos anos essa necessidade aumentará. As causas desta situação são várias: necessidade de mudança do tipo de utilização (aumento das cargas a actuar na estrutura); erros de projecto e/ou de construção; redução da resistência dos materiais resultante da sua degradação (carbonatação do betão e corrosão das armaduras); envelhecimento dos materiais; alterações nos códigos de dimensionamento com a introdução de disposições mais severas ou ocorrência de acidentes (sismos, incêndios, explosões, cheias ou actos de vandalismo).

A utilização de materiais compósitos de FRP (Polímeros Reforçados com Fibras – Fiber Reinforced Polymers) no reforço estrutural deriva de se pretender evitar os aspectos menos positivos apontados às técnicas de reforço tradicionais. De facto, a utilização de FRP no reforço de estruturas constitui uma técnica de fácil e simples execução, em que a arquitectura inicial da construção é marginalmente afectada. Além disto, os FRP têm baixo peso específico, apresentam elevadas resistências mecânicas e são imunes à corrosão.

Texto baseado no original de Joaquim Barros




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Materiais Compósitos no Reforço de Estruturas

  1. Seminário Internacional sobre Ligações Estruturais - SILE 2011 | EngenhariaCivil.com

    […] Região Sul da Ordem dos Engenheiros e pela HILTI Portugal. Os temas abordados no SILE2011 são o reforço de estruturas de betão armado e a reabilitação de estruturas de […]

Comentar

* Obrigatório