Durabilidade em Ambiente Marítimo de Betões Protegidos com Pinturas Acrílicas

O aumento da degradação do betão quando exposto à água do mar é bem conhecido. O problema principal é a corrosão do aço nas estruturas de betão armado. Esta degradação só é possível se os agentes agressivos podem penetrar facilmente. Na água do mar estão presentes sais, basicamente cloreto de sódio.

Analisou-se a penetração destas substâncias. Neste estudo, utilizaram-se ensaios de imersão. Ensaiaram-se dois betões diferentes, protegidos com pinturas acrílicas e imersos em soluções salinas com diferentes graus de agressividade. As vantagens da utilização de uma pintura acrílica para protecção do betão são os principais objectivos deste estudo. Em primeiro lugar, apresenta-se a caracterização dos materiais utilizados. Descreve-se a forma de obter as amostras para a análise química, com vista à determinação dos teores em cloretos a diferentes profundidades. Com os resultados das análises químicas foi possível obterem-se os perfis de cloretos e determinarem-se os coeficientes de difusão.

Texto baseado no original de B. Aguiar, B. Sousa

 




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Durabilidade em Ambiente Marítimo de Betões Protegidos com Pinturas Acrílicas

  1. jimmy spada

    olá, interessante matéria, cheguei aqui procurando informações sobre corrosão más ficou uma duvida extra:
    o que são estas construções? onde ficam?

  2. Januario Guilherme

    Gosto Bastante do vosso trabalho e venho apreciando, espero que continuem assim a dando o melhor pela Engenharia Civil..Obrigado pela Materia

Comentar

* Obrigatório