Portal+ 1.23: Software de dimensionamento de estruturas porticadas

23 Fevereiro, 2016.

Portal+ 1.23: Software de dimensionamento de estruturas porticadas

O Portal Plus é um programa, desenvolvido pelo Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM), dirigido ao dimensionamento de pórticos de edifícios de acordo com o Eurocódigo. O Portal+ 1.23 inclui agora uma base de dados com perfis metálicos da fabricante de elementos de aço ArcelorMittal.

O software Portal+ 1.23 é aplicável a edifícios de planta retangular com um único piso e estrutura porticada.

A partir dos dados de base fornecidos pelo utilizador, como a geometria do edifício e materiais a usar, entre outros, o programa permite a geração de ações climáticas, combinações de ações relativas a Estados Limite Últimos (ELU) e Estados Limite de Serviço (ELS) e o cálculo de esforços e deslocamentos da estrutura.
Possibilita igualmente a verificação dos critérios de resistência para as combinações ELU e ELS e os critérios de flecha máxima para as combinações ELS.

As ações são determinadas de acordo com o Eurocódigo 1, sendo o peso próprio da estrutura gerado automaticamente.
O Portal+ 1.23 efetua o cálculo das ações da neve, incluindo possíveis acumulações, de acordo com a EN 1991-1-3, das ações do vento, segundo a EN 1991-1-4 e combinações de ações pela EN 1990.

O estudo é feito de acordo com o Eurocódigo 3 (EN 1993-1-1), sendo efetuada uma análise global elástica e tidos em conta os efeitos de segunda ordem e a imperfeição global da estrutura, sempre que necessário.

A verificação dos Estados Limite Últimos (ELU) é igualmente efetuada segundo o Eurocódigo 3 (EN 1993-1-1), com classificação automática de secções, verificação da resistência elástica e plástica e verificação da encurvadura lateral por flexão-torção.

A verificação dos Estados Limite Últimos de Serviço (utilização) (ELS) inclui a verificação dos deslocamentos e flechas máximas, de acordo com os limites definidos pelo utilizador.

Download Portal+ 1.23

Portal+ 1.23 Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7)




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Portal+ 1.23: Software de dimensionamento de estruturas porticadas

  1. Paulo vara

    Interessante.

Comentar

* Obrigatório