Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

15 Outubro, 2015.

Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

O Instituto Internacional de Educação atribuiu ao estudante de doutoramento do MIT Portugal, Henrique Pombeiro, uma Bolsa de Investigação Fulbright pelo seu estudo de otimização da eficiência energética de edifícios. O principal objetivo do trabalho de investigação de Henrique Pombeiro, conduzido em colaboração com a europeia KIC InnoEnergy é o desenvolvimento de estratégias de redução do consumo de energia em edifícios, sem perda do conforto.

Os modelos desenvolvidos pelo estudante simulam o consumo de energia em edifícios, recorrendo a redes neuronais artificiais (do tipo “neuro-fuzzy“) e algoritmos de otimização que controlam a ventilação e iluminação de edifícios nos diferentes compartimentos.
Henrique Pombeiro testou a validade dos modelos em edifícios residenciais e num edifício universitário (Instituto Superior Técnico).

No âmbito da bolsa de investigação, o estudante português será integrado num novo projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o “SusCity” que visa o desenvolvimento de estratégias energéticas eficientes com base no conceito de “metabolismo urbano”. O trabalho será realizado sob a supervisão do Professor de Tecnologias de Edifícios e Engenharia Mecânica Leon Glicksman.

O “SusCity“, que permitirá obter novas ferramentas para o aumento da eficiência energética urbana e minimização dos impactos ambientais é um projeto conjunto do MIT e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Fonte: MIT | Imagens (adaptadas): via MIT




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

  1. Eficiência energética de edifícios comerciais em destaque no IEECB&SC’16 | EngenhariaCivil.com

    […] entre 16 e 18 de março, em Frankfurt, Alemanha, a 9ª Conferência Internacional sobre Melhoria da Eficiência Energética em Edifícios Comerciais e Comunidades Inteligentes […]

  2. Visualizando algoritmos de otimização energética de edifícios | EngenhariaCivil.com

    […] de Londres divulgou imagens fascinantes que ilustram a forma como os algoritmos avançados de otimização energética de edifícios […]

Comentar

* Obrigatório