Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

O Instituto Internacional de Educação atribuiu ao estudante de doutoramento do MIT Portugal, Henrique Pombeiro, uma Bolsa de Investigação Fulbright pelo seu estudo de otimização da eficiência energética de edifícios. O principal objetivo do trabalho de investigação de Henrique Pombeiro, conduzido em colaboração com a europeia KIC InnoEnergy é o desenvolvimento de estratégias de redução do consumo de energia em edifícios, sem perda do conforto.

Os modelos desenvolvidos pelo estudante simulam o consumo de energia em edifícios, recorrendo a redes neuronais artificiais (do tipo “neuro-fuzzy“) e algoritmos de otimização que controlam a ventilação e iluminação de edifícios nos diferentes compartimentos.
Henrique Pombeiro testou a validade dos modelos em edifícios residenciais e num edifício universitário (Instituto Superior Técnico).

No âmbito da bolsa de investigação, o estudante português será integrado num novo projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o “SusCity” que visa o desenvolvimento de estratégias energéticas eficientes com base no conceito de “metabolismo urbano”. O trabalho será realizado sob a supervisão do Professor de Tecnologias de Edifícios e Engenharia Mecânica Leon Glicksman.

O “SusCity“, que permitirá obter novas ferramentas para o aumento da eficiência energética urbana e minimização dos impactos ambientais é um projeto conjunto do MIT e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Fonte: MIT | Imagens (adaptadas): via MIT




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estudante Português recebe Bolsa de Investigação Fulbright na área da eficiência energética de edifícios

  1. Eficiência energética de edifícios comerciais em destaque no IEECB&SC’16 | EngenhariaCivil.com

    […] entre 16 e 18 de março, em Frankfurt, Alemanha, a 9ª Conferência Internacional sobre Melhoria da Eficiência Energética em Edifícios Comerciais e Comunidades Inteligentes […]

  2. Visualizando algoritmos de otimização energética de edifícios | EngenhariaCivil.com

    […] de Londres divulgou imagens fascinantes que ilustram a forma como os algoritmos avançados de otimização energética de edifícios […]

Comentar

* Obrigatório