Visualizando algoritmos de otimização energética de edifícios

Visualizando algoritmos de otimização energética de edifícios

O Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrónica da Imperial College de Londres divulgou imagens fascinantes que ilustram a forma como os algoritmos avançados de otimização energética de edifícios funcionam.

Os diagramas foram construídos por um investigador daquela faculdade britânica e são todos referentes ao mesmo problema técnico. Tratam-se de fotogramas da visualização do processo iterativo de procura da melhor configuração do sistema de energia de um edifício

Nestas representações visuais de um problema teórico de gestão de energia em edifícios, as bolhas dizem respeito a mecanismos de controlo e regulação de processos e as linhas, à interconexão entre esses processos.
As regiões periféricas representam processos com menor numero de ligações e que, portanto, são potencialmente menos úteis na poupança de energia.

O objetivo do estudo do Imperial College de Londres é encontrar novas formas de tornar os edifícios mais eficientes do ponto de vista energético através da realização de análises computacionais exaustivas multicritério.

O campo da otimização tem nesta tarefa um papel primordial, ao permitir que os engenheiros possam reconfigurar, de forma rápida e simples, os processos, por forma a que estes se possam realizar de forma mais efetiva e eficiente.

Este é também um campo multidisciplinar por envolver, dependendo do tipo de aplicação, matemáticos, engenheiros informáticos, engenheiros civis e arquitetos.

Fonte: Imperial College de Londres | Imagens (adaptadas): via Imperial College de Londres




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório