Projeto do Jardim Botânico Internacional Rei Abdullah em Riade

11 Março, 2014.

Projeto do Jardim Botânico Internacional Rei Abdullah em Riade

Teve início a segunda fase de construção do massivo complexo do Jardim Botânico Internacional Rei Abdullah, localizado numa zona desértica a Sudoeste de Riade, na Arábia Saudita. Com um custo de cerca de 200 milhões de dólares e uma área superior a dois milhões e meio de metros quadrados, o complexo incluirá múltiplos jardins paleobotânicos que exibirão a evolução da flora na Península Arábica, um parque geológico, um parque aquático, jardim da física, espaços com aves, insetos e répteis e instalações de investigação, entre outros.

O projeto desenvolvido pelo gabinete britânico Barton Willmore International (BW International), Emergy, NHM e Eden, prevê uma ampla utilização de energias renováveis, com instalação de sistemas fotovoltaicos e eólicos de última geração que alimentarão o exigente equipamento de controlo ambiental, bem como sistemas de reciclagem e aproveitamento de água das chuvas.
O dimensionamento estrutural e projeto de engenharia civil tiveram autoria da consultora Buro Happold.

O elemento central do conjunto arquitetónico é um edifício formado por dois volumes convergentes em forma de crescente, que possui uma das maiores coberturas em Teflon do mundo, com sete secções distintas contendo plantas de diferentes períodos botânicos.

Fonte: Barton Willmore International; Arab News
Imagens: via Barton Willmore International




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório