Time-lapse da construção da Torre de Xangai

7 Março, 2016.

Time-lapse da construção da Torre de Xangai

Um excelente filme, em time-lapse, do norte-americano Joe Nafis, que conseguiu capturar a evolução da construção da Torre de Xangai, a maior estrutura da China e um dos mais altos edifícios do mundo.

O vídeo acompanha a execução desde o ano de 2009, quando apenas os primeiros pisos estavam construídos, até 2015, sendo possível observar como a estrutura se eleva, lenta e progressivamente, muito acima dos edifícios circundantes.
É igualmente notória a forma como as diferentes fases de construção se efetuam paralelamente em diferentes níveis da estrutura, com uma evolução de dentro para fora, desde o núcleo estrutural central, passando pela estrutura de piso e terminando na assemblagem da fachada na envolvente exterior.

No final do vídeo o fotógrafo freelancer, especializado em filmagens time-lapse e hyperlapse, que reside há vários anos em Xangai, mostra o funcionamento do sistema de iluminação LED dinâmico, que conta com centenas de milhar de díodos controlados por computador, espalhados toda a superfície da fachada.

Com uma altura de 632 metros e 128 pisos, a Torre de Xangai foi construída entre 2008 e 2015, tendo custado mais de 15.7 mil milhões de Yuan (cerca de 2.2 mil milhões de euros ou 9.1 mil milhões de reais).

A execução do edifício esteve a cargo da Grupo Shanghai Construction, tendo os serviços de engenharia sido prestados pelas consultoras Thornton Tomasetti e Cosentini.

Imagens (adaptadas) e Vídeo: via Joe Nafis (joenafis.com)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório