O vídeo da construção da assombrosa “Casa de Cristal” em Amesterdão

19 Maio, 2016.

O vídeo da construção da assombrosa "Casa de Cristal"

Um vídeo divulgado pelo gabinete holandês MVRDV mostra parte do processo construtivo da deslumbrante Casa de Cristal na zona comercial de P.C. Hooftstraat em Amesterdão. É um dos primeiros edifícios do mundo com fachadas construídas quase inteiramente em alvenaria de blocos maciços de vidro.

O trabalho de planeamento e projeto, com extrema atenção aos mais pequenos pormenores, foi realmente surpreendentes. Envolveu o fabrico especial de várias centenas de tijolos de vidro para permitir tornar parte da fachada frontal do edifício, completamente translúcidas.

Além dos blocos de vidro, foram também produzidos, em exclusivo para este projeto, molduras de janelas e lintéis em vidro.

Com 620 metros quadrados de área interior destinada ao retalho, a Casa de Cristal manteve, apesar da utilização inovadora de materiais, as características geométricas arquitetónicas tradicionais daquela zona central histórica da capital constitucional holandesa.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenheiros, arquitetos e artesãos, envolvendo a colaboração do gabinete de arquitetura Gietermans & Van Dijk, da Universidade de Tecnologia de Delft, das consultoras de engenharia civil Brouwer & Kok e ABT, da fabricante italiana de elementos construtivos de vidro, Vetreria Resanese e da construtora Wessels Zeist.

A alvenaria de blocos de vidro foi executada utilizando gel adesivo polimérico transparente, endurecido por exposição a luz ultravioleta, da fabricante alemã DELO Industrial Adhesives.

Fonte: MVRDV | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via MVRDV




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório