Maiores escavadoras elétricas do mundo entram em operação em obras na Europa

A construtora norueguesa Veidekke anunciou a adição, à sua frota de equipamento pesado, da escavadora elétrica Caterpillar 323F Z-line. Totalmente elétrica, a escavadora de 26 toneladas é considerada a maior do mundo do seu género, sendo também uma das mais eficientes no que diz respeito ao consumo energético.

A Caterpillar 323F Z-line foi desenvolvida através de um programa de cooperação tecnológica entre a gigante norte-americana de equipamento de construção, Caterpillar e a holandesa Pon, sob os auspícios da companhia estatal norueguesa Enova SF. O objetivo deste programa de cooperação foi criar uma escavadora sem emissões poluentes, capaz de um desempenho similar às escavadoras alimentadas a combustíveis fósseis.

A escavadora, que não necessita de qualquer tipo de mecanismo exaustor ou filtros de ar, está equipada com várias baterias de lítio de elevado desempenho, que no seu conjunto pesam cerca de 3,4 toneladas. De forma a poder acomodar um tão grande volume de baterias, o consórcio recorreu a uma solução engenhosa, que passou por substituir o lastro de betão 6 toneladas, existente nos equipamentos a diesel, pelo pack de baterias.

A Caterpillar 323F Z-line está equipada com tecnologia de carregamento rápido de baterias e tem uma autonomia que pode variar entre 5 e 7 horas, dependendo do tipo de trabalho e condições ambientais de operação.
O motor elétrico de 122 kW é extremamente silencioso, pelo que permite a redução da poluição sonora em estaleiros de construção. Permite gerar um momento de 700 N·m, sendo a potência limitada eletronicamente para possibilitar a otimização dos consumos.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Veidekke; Caterpillar; Pon




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Maiores escavadoras elétricas do mundo entram em operação em obras na Europa

  1. Ricardo

    Ola bom dia, eu acho maravilhosa a tecnologia moderna

Comentar

* Obrigatório