A Casa sem Janelas de Takeshi Hosaka

A Daylight House, na cidade Japonesa de Yokohama foi pensada para otimizar a exposição solar e permitir a entrada abundante de luz, sem comprometer o equilíbrio térmico interior. As paredes desta casa, criada pelo Arquiteto japonês Takeshi Hosaka, não possuem quaisquer janelas, sendo a iluminação natural e ventilação efetuadas ao nível da cobertura.

Na cobertura do edifício estão instaladas 29 enormes clarabóias por onde a luz penetra, sendo distribuída uniformemente, pelo interior dos compartimentos através um complexo sistema de painéis curvos de acrílico.
A razão para esta bizarra disposição não foi uma mera excentricidade do Arquiteto, mas antes uma forma prática de captar o máximo de luz solar sem comprometer a privacidade dos habitantes do edifício. Isto porque a edificação cresce a partir de uma cota bastante inferior à do nível da rua e está rodeada, a curta distância, de edifícios altos, o que impediria, à partida uma exposição solar satisfatória.

O aquecimento excessivo do interior do edifício é conseguido através de uma zona tampão ventilada, localizada entre o intradorso da cobertura e o sistema de painéis acrílicos, que funciona como uma bolsa de ar. O ar existente nesta zona, aquecido por exposição solar, é expulso naturalmente para o exterior durante os meses quentes e armazenado durante o Inverno, assegurando-se assim um microclima estável durante todo o ano.

Tal como tem sido hábito nos edifícios modernos de autor, também a Daylight House foi projetada a pensar no ambiente e na sustentabilidade durante a construção e vida útil de serviço. Exemplos disso foram o recurso a materiais reciclados na sua construção e o aproveitamento sustentável da luz do sol para a regulação térmica e iluminação do interior do edifício, reduzindo assim os consumos energéticos.

Fonte: Takeshi Hosaka Architects




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a A Casa sem Janelas de Takeshi Hosaka

  1. Construído Edifício Universitário Inovador em Turim | EngenhariaCivil.com

    […] e Direito, o novo complexo da Universidade de Turim em Itália é constituído por dois dos mais modernos edifícios académicos da Europa, unidos por uma extensa cobertura translúcida, desenvolvida pela fabricante […]

Comentar

* Obrigatório