Catar Revela Projeto de Novo Estádio para o Campeonato FIFA 2022 em Doha

17 Dezembro, 2014.

Catar Revela Projeto de Novo Estádio para o Campeonato FIFA 2022 em Doha

A Fundação Catar e o Comité Supremo Para a Entrega & Legado divulgaram imagens do projeto de um novo estádio para o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2022. A estrutura do estádio será dimensionada pela consultora de engenharia Arup que prestará também serviços de Engenharia Civil, engenharia de fachadas, infraestruturas, sustentabilidade e segurança ao fogo, entre outros.

O Estádio Fundação Catar ficará localizado na cidade de Doha e será uma das mais importantes infraestruturas desportivas do país, fazendo parte do Complexo de Saúde e Bem Estar que inclui piscinas, pistas de atletismo interiores, campos de treino e um pavilhão multiusos.

A capacidade máxima do estádio, que deverá rondar os 40 mil espetadores, é passível de ser ajustada através de um sistema modular de bancadas, podendo ser configurada para um modo reduzido de 25 mil lugares sentados.

O projeto pretende obter uma certificação LEED Ouro através da incorporação de elementos de dimensionamento e técnicas construtivas sustentáveis, integrando coberturas verdes, sistemas térmicos e fotovoltaicos, reciclagem de água e medidas de redução dos consumos energéticos.
Através do uso de tecnologias de análise computacional de dinâmica de fluidos, a projetista Arup pretende aplicar uma série de medidas de otimização passiva que permitam a manutenção de uma temperatura confortável no interior do estádio.

O projeto de engenharia, que contará com a participação de cerca de 200 colaboradores, será liderado pela Arup Madrid, que trabalhará em estreita cooperação com os arquitetos da RFA Fenwick Iribarren.

Fonte e Imagens: Arup via Marina Miceli – Europe Press Office




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Catar Revela Projeto de Novo Estádio para o Campeonato FIFA 2022 em Doha

  1. Professor José Figueiredo Coordena Curso de Gestão de Projetos de Engenharia em Lisboa | EngenhariaCivil.com

    […] da OE e dirige-se a engenheiros que pretendam aprender os fundamentos e ganhar competências em gestão de projetos, não exigindo conhecimentos […]

Comentar

* Obrigatório