Israel Utiliza 100 Robots Autónomos na Manutenção da Central Solar de Ketura

31 Março, 2014.

Israel Utiliza 100 Robots Autónomos na Manutenção da Central Solar de Ketura

A Central Solar do Kibbutz Ketura é a primeira do mundo a utilizar robots autónomos na manutenção dos seus painéis fotovoltaicos. A limpeza da superfície dos painéis é uma das maiores preocupações nas instalações solares de Israel e a operação das cerca de 100 unidades robóticas permite um incremento de 35% na eficiência dos equipamentos que, de outra forma, ficariam gradualmente cobertos de pó proveniente dos desertos arábicos.

A central, detida pela Siemens e Arava Power estende-se por oito hectares, possuindo uma capacidade de nove milhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano.

A limpeza tradicional, efetuada nove vezes por ano implicava trabalhos que se estendiam ao longo de cinco dias e implicavam a utilização sistemática de água, um bem precioso e pouco abundante no país. Além disso obrigava à paralisação parcial da central e colocava em risco a integridade do equipamento.

Os robots agora utilizados, desenvolvidos pela Ecoppia, uma empresa especializada em tecnologia de manutenção de painéis fotovoltaicos sediada em Herzlia, dispensam o uso de água, utilizando em vez disso, escovas rotativas constituídas por microfibras e sistemas de projeção de ar comprimido.
Cada um dos robots desloca-se paralelamente à superfície do painel, segundo dois eixos, conseguindo limpar, de forma eficaz, cerca de nove metros quadrados de área por minuto.

Fonte: Ecoppia; The Times of Israel – Artigo de David Shamah
Imagens: via Ecoppia




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Israel Utiliza 100 Robots Autónomos na Manutenção da Central Solar de Ketura

  1. Construção de Estruturas em Fibra de Carbono com Micro-Robots Demonstrada por Investigadores de Stanford | EngenhariaCivil.com

    […] sediado na Califórnia, deu recentemente a conhecer a sua nova tecnologia de controlo de micro-robots com capacidades de fabrico avançadas. A aplicação da tecnologia exemplificada pela SRI, uma […]

  2. Imagem do Dia: Estudantes Americanos Criam Robot Para Limpeza de Painéis Solares | EngenhariaCivil.com

    […] – Los Angeles (UCLA) criaram um robot, de baixo peso e elevada versatilidade, para limpeza automática de painéis em centrais solares. O projeto foi desenvolvido no âmbito de um concurso promovido pelo Departamento de Energia dos […]

  3. José Pedro Matias da Silva

    Olá. Chamo-me Pedro e sou estudante universitário.
    Gostaria de saber qual a sua opinião relativamente à limpeza de painéis solares sem água. Será fiável esta solução? Há algum artigo científico deste sistema?

    Best Regards,
    Eng. Pedro Silva

Comentar

* Obrigatório