Mega-torres eólicas de 480 metros de altura poderão ser realidade em breve

23 Março, 2016.

Mega-torres eólicas de 480 metros de altura poderão ser realidade em breve

Uma equipa de investigadores de quatro universidades e dois laboratórios de investigação norte-americanos têm em mãos um projeto de desenvolvimento de torres eólicas de grandes dimensões. O programa visa elevar a capacidade de produção de energia eólica, de uma única unidade, para um novo patamar, 25 vezes superior às maiores turbinas eólicas atualmente em funcionamento.

As dimensões reveladas pela Universidade da Virgínia, líder do projeto, são verdadeiramente impressionantes, estando previstas torres com 480 metros de altura e turbinas com pás de cerca de 200 metros de comprimento, com uma capacidade de geração de 50 MW de eletricidade. Até meados de 2019 os investigadores esperam ter um protótipo funcional concluído à escala 1/10.

Em vez das tradicionais três pás, as novas torres terão apenas duas, o que permitirá a redução significativa do custo associado ao fabrico e montagem de cada estrutura.

As novas turbinas serão dirigidas à operação offshore, sendo as pás fabricadas por segmentos de 50 metros de comprimento, o que permitirá tornar mais prático tanto o fabrico como o transporte e instalação.

O projeto está integrado no programa nacional de autossuficiência energética, com base em tecnologias renováveis, estando prevista a generalização deste tipo de estruturas dentro de 10 a 15 anos.

Espera-se que a escala destas turbinas eólicas permita, a longo prazo, a redução em 50% dos custos associados à produção de energia eólica.

Fonte: via LA Times | Imagem (adaptadas/ilustrativas): Siemens




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório