Revelados os melhores edifícios do Reino Unido de 2016

14 Julho, 2016.

Revelados os melhores edifícios do Reino Unido de 2016

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos deu a conhecer a lista dos projetos finalistas ao Prémio Stirling RIBA 2016. A distinção, considerada a mais prestigiada do Reino Unido na área de design de edifícios, é atribuída anualmente a projetos que se distinguem pela originalidade, inovação e sustentabilidade.

O Prémio Stirling RIBA 2016 nasceu em 1996, tendo tido origem no seu predecessor, o Prémio de Melhor Edifício do Ano. Pretende dar destaque a projetistas e edifícios que contribuíram, de forma excecional, para a evolução da arquitetura.

Os seis finalistas de 2016 são o edifício da Escola Blavatnik de Governo, o Campus Riverside da Faculdade da Cidade de Glasgow a Galeria Newport Street, a Outhouse, o empreendimento Elephant and Castle de Trafalgar Place e a Biblioteca Weston.

A Escola Blavatnik de Governo foi projetada pelo gabinete Herzog & De Meuron, tendo sido construída na Universidade de Oxford. O edifício foi projetado com formas geométricas bem definidas tendo sido levado em conta o enquadramento histórico da icónica zona de Woodstock Road e Walton Street.

O Campus Riverside da Faculdade da Cidade de Glasgow foi dimensionado pelos ateliers Michael Laird e Reiach & Hall, tendo sido construído nas margens do Rio Clyde, na Escócia. O projeto é formado por um conjunto de edifício estudantis organizados em torno de um núcleo central ajardinado que promove a interação entre os diferentes departamentos e disciplinas académicas.

O projeto da Galeria Newport Street teve autoria do gabinete Caruso St John, tendo o dimensionamento estrutural ficado a cargo da Alan Baxter & Associates. Trata-se da reconversão de um conjunto de edifícios industriais, cujos espaços interiores foram unidos formando um vasto espaço interior capaz de receber exposições e eventos de qualquer dimensão.

A Outhouse é um belíssimo edifício residencial projetado pela Loyn & Co, inserido na Floresta de Dean, no Condado de Gloucestershire. Com 490 metros quadrados, a habitação foi concebida com a participação dos engenheiros da Vitec e arquitetos paisagistas da Morgan Henshaw.

O gabinete DRMM foi o responsável pelo projeto do empreendimento Elephant and Castle em Trafalgar Place, um complexo residencial de 16600 metros quadrados executado pela Lend Lease Construction. Inclui 235 apartamentos dos quais 25% são habitações de baixo custo.

Finalmente, o segundo projeto localizado na Universidade de Oxford, a Biblioteca Weston, foi classificada como um feito, sem precedentes, no que diz respeito à aplicação de técnicas construtivas dirigidas à conservação de obras literárias históricas e uma coleção raríssima de documentos. Projetada pelo gabinete Wilkinsoneyre, teve um custo de 50 milhões de libras, contando com uma área interior de quase 19 mil metros quadrados.

O grande vencedor do Prémio Stirling RIBA 2016 será conhecido no dia 6 de outubro, durante uma cerimónia promovida pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

Escola Blavatnik de Governo

Campus Riverside da Faculdade da Cidade de Glasgow

Galeria Newport Street

Outhouse

Elephant and Castle de Trafalgar Place

Biblioteca Weston

Fonte: RIBA | Imagens (adaptadas): via IBA




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Revelados os melhores edifícios do Reino Unido de 2016

  1. Edifício do Ano 2016 escolhido em Londres | EngenhariaCivil.com

    […] de anunciados os projetos finalistas ao Prémio Stirling RIBA 2016, foi revelado, pela Venerável Companhia de Arquitetos Oficiais (WCCA), o Edifício do Ano da […]

Comentar

* Obrigatório