Kuzbas – O Dia-a-Dia de Uma das Maiores Minas a Céu Aberto do Mundo

19 Agosto, 2013.

O Dia a Dia de Uma das Maiores Minas a Céu Aberto do Mundo

Localizada no Sul da Sibéria, a zona de mineração a céu aberto da bacia de Kuznetsk, mais conhecida como Kuzbas, é a maior da Rússia e uma das maiores do mundo. Cobrindo uma área superior a 7 milhões de hectares é constituída por quase uma centena de locais de escavação a funcionar em simultâneo.

O carvão continua a ser a principal fonte de energia da indústria Russa e em Kuzbas é extraído 30% da produção total do país, daquele material, sendo 50% para exportação.
As seis principais minas da zona, Kedrovsky, Mokhov, Bachatsky, Krasnobrodsky, Taldinsky e Kaltansky, por si só produzem  45 milhões de toneladas de carvão anualmente.

Diariamente enormes escavadoras hidráulicas movem centenas de milhar de metros cúbicos de minério em extensas operações de escavação, sendo o material transportado por dumpers de mineração, gigantescos veículos basculantes capazes de carregar 320 toneladas em cada viagem.

Embora a extração tenha tido início no século dezasseis, só a partir de 1930 é que as operações de mineração intensiva tiveram lugar. Mesmo durante os graves problemas económicos da União Soviética no final dos anos 80 a produção de carvão não abrandou.

A área possui abundantes depósitos de carvão ainda por explorar, que se estima cheguem aos 725 mil milhões de toneladas, suficientes para várias centenas de anos, ao ritmo de consumo atual.

Imagens: Gelio, via LiveJournal
Fontes: KRU Kuznetsk




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório