A Geotecnia na Valorização de Agregados Siderúrgicos Inertes Reciclados

A estratégia de gestão para os resíduos em que ainda não é praticável a prevenção da sua produção, deve privilegiar a recuperação destes, nomeadamente através de soluções de valorização. É neste contexto que está em curso o Projecto de Investigação & Desenvolvimento Aplicação de resíduos em infraestruturas de transporte e obras geotécnicas – Valorização de escórias de aciaria, coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, com a participação da Universidade do Minho e do Centro para a Valorização de Resíduos, e financiado pela FCT.


Pretende-se contribuir para a criação de uma metodologia mecanicista e ambiental que promova a reutilização dos resíduos, em geral, e das escórias de aciaria, em particular, através da sua aplicação na construção de infraestruturas viárias e de obras geotécnicas. Seguindo as recomendações mais relevantes de vários projectos da Comunidade Europeia, este programa de investigação privilegia os ensaios de laboratório relacionados com as propriedades mecânicas e as ambientais.

Texto baseado no original de António José Roque; António Gomes Correia; Eduardo Fortunato; Fernando Pardo De Santayana; Fernando Castro; Sandra Ferreira; Luísa Trigo

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório