Degradação dos Materiais de Construção por Acção da Água

Degradação de materiais de construção por acção da água

O aparecimento de humidade na construção é a causa das mais diversas patologias, que contribuem para o processo de degradação, alteração do aspecto e propriedades dos materiais de construção, condicionando a sua durabilidade e a qualidade do espaço interior. A alteração das características dos materiais devido à existência de humidade no seu interior (água liquida ou vapor), pode ser consequência da alteração da composição química dos materiais constituintes, alteração das propriedades físicas, degradação por acção do gelo/degelo, fissuração por acção de diferencial térmico ou eflorescências e criptoflorescências, resultante da migração de sais do interior para a superfície.

A alteração das características dos materiais conduz ao aparecimento de fungos, bolores, musgos e raízes, fissuras, destacamento dos revestimentos, empolamento das camadas e cristalização de sais à superfície.
A durabilidade e o processo de degradação dos materiais de construção, devidos à humidade, não estão convenientemente compreendidos, daí a necessidade de conhecer com rigor o processo de transporte de humidade e a causa do seu aparecimento.

 

Texto baseado no original de Fernando Manuel Cravo Aguiar Pinto




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório