Timelapse da obra de expansão do Canal do Panamá em 4K

11 Julho, 2016.

Timelapse da obra de expansão do Canal do Panamá em 4K

Para celebrar a conclusão da Obra de Expansão do Canal do Panamá, a EarthCam produziu um vídeo, em timelapse e ultra alta definição 4K, do processo de construção daquela majestosa infraestrutura. O filme inclui imagens capturadas de 142 pontos diferentes, entre 2011, o ano de arranque da obra e junho de 2016.

O Projeto de Expansão do Canal do Panamá permitiu duplicar a sua capacidade de tráfego e incrementar as condições de navegabilidade, bem como as dimensões máximas dos navios suportados.

Consistiu no alargamento e aumento da profundidade do canal principal, o que possibilitou a formação de uma via de tráfego adicional. Incluiu igualmente a escavação de novos ramais de circulação e construção de eclusas com maior capacidade que as existentes (que foram também elas sujeitas a um processo de requalificação).

As obras de expansão permitem que o canal suporte a circulação dos gigantescos navios da classe “New Panamax” com um máximo de 366 metros de comprimento, 49 metros de largura e com mais do dobro da capacidade de carga da anterior classe “Panamax“.

Apesar do enorme impacto que o projeto terá na região, as suas repercussões estão a ser sentidas a um nível global, com os grandes portos em todo o mundo a serem alvo de obras de alargamento e modernização de forma a poderem suportar igualmente a nova classe de embarcações “New Panamax“.

A Autoridade do Canal do Panamá prevê que o volume da carga transportado através do canal tenha um crescimento de 3% ao ano, na próxima década.

O custo total deste megaprojeto, que ficou oficialmente concluído em 26 de junho deste ano, foi superior a 4710 milhões de euros.

Fonte: Canal de Panamá | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via EarthCam




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório