Uma viagem a 360° pelas entranhas do Túnel Base de Gotthard, o mais longo e profundo do mundo

25 Maio, 2016.

Uma viagem a 360º pelas entranhas do Túnel Base de Gotthard

O canal de documentários DOK da cadeia suíça SRF (Schweizer Radio und Fernsehen) produziu um filme que explora, com recurso à tecnologia de visualização a 360º, o impressionante sistema de galerias subterrâneas do Túnel Base de Gotthard (GBT).

No vídeo a equipa de reportagem da SRF penetra, através da claustrofóbica entrada ferroviária Norte do túnel, no maciço rochoso de Gotthard.

São visitadas as passagens de emergência e elevadores para a superfície e explicado o sistema de evacuação do túnel bem como a forma como é feita a ventilação e drenagem da infraestrutura subterrânea.

Cada metro da dispendiosa obra de 57,09 quilómetros de extensão teve um custo de 181 mil euros.

É considerado por muitos o projeto de engenharia civil do século na Suíça, batendo recordes mundiais no que diz respeito ao comprimento e à profundidade das galerias que chega a ser de quase dois quilómetros e meio em alguns pontos.

A infraestrutura subterrânea é formada por duas galerias gémeas principais, de uso ferroviário, tendo o conjunto de túneis e passagens um comprimento total de 151,84 quilómetros.

A abertura oficial do Túnel Base de Gotthard acontecerá a 1 junho 2016.

Fonte: SRF DOK | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via SRF DOK




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Uma viagem a 360° pelas entranhas do Túnel Base de Gotthard, o mais longo e profundo do mundo

  1. Túnel Base de Gotthard (GBT) inaugurado na Suíça | EngenhariaCivil.com

    […] hoje inaugurado, em Erstfeld, na Suíça o mais longo e profundo túnel ferroviário do mundo. O Túnel Base de Gotthard (GBT) atravessa o coração subterrâneo dos Alpes numa extensão superior a 57 quilómetros […]

Comentar

* Obrigatório