Uma Alternativa Arrojada Para o Projeto do Estádio de Atletismo de Brasília

No âmbito do concurso promovido pela organização Archtriumph para o projeto de um novo estádio de atletismo para a cidade de Brasília, o gabinete belga BFarchitecture apresentou uma proposta arrojada, que foge da tradicional volumetria utilizada naquele tipo de recintos desportivos. Segundo o projetista, esta proposta permitiria repensar a funcionalidade dos estádios no que diz respeito à sua dinâmica interna e interação com o público e com a comunicação social.

O ponto de partida para o dimensionamento da estrutura foi a forma retangular, com cantos angulares e linhas retas em vez da tradicional forma ovalada e linhas curvas. A base foi então decomposta, fletida e desconstruída para obter uma estrutura que permitisse uma articulação natural do interior do estádio com o ambiente circundante e a obtenção de um ponto de referência escultural que, apesar da sua monumentalidade, tivesse alguma da leveza e elegância das obras arquitetónicas do brasileiro Oscar Niemeyer.

O planeamento espacial do interior do estádio permite que os espetadores estejam no centro da ação através de plataformas e bancadas móveis passíveis de serem localizadas ao longo dos circuitos e configuráveis de acordo com as necessidades específicas de cada modalidade desportiva.

Com uma área próxima de 143 mil metros quadrados e altura máxima de 90 metros, o estádio teria capacidade para 70 mil pessoas.

Fonte: BFarchitecture




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório