Hyperloop One demonstra o futuro dos sistemas de transporte no deserto do Nevada

Depois da concorrente Hyperloop Transportation Technologies (HTS) anunciar, recentemente, a integração de tecnologias de levitação magnética passiva no Hyperloop Transit System (HTS), a Hyperloop One demonstrou ao vivo, no deserto do Nevada, nos EUA, o funcionamento daquele que poderá constituir o futuro dos sistemas de transporte coletivo terrestre.

A demonstração foi efetuada esta quarta-feira em instalações remotas localizadas 56 km a Norte de Las Vegas. O Teste de Propulsão ao Ar Livre (POAT) realizou-se numa pista, especialmente construída para o efeito, com 457 metros de comprimento.

O ensaio, de apenas 4 segundos, teve como objetivo principal apresentar ao mundo a concretização do avançado sistema de propulsão eletromagnético que, até há muito pouco tempo existia apenas no papel, atraindo novos investidores.

Apesar do curto comprimento da pista de ensaios, o “veículo” Hyperloop atingiu uma velocidade de 185 km/h.

Os passos seguintes no desenvolvimento do sistema são a construção de uma secção da infraestrutura viária final, formada por tubos de aço e a acoplagem da componente de propulsão à cápsula de transporte de passageiros.

Quando completamente operacional, o veículo Hyperloop será capaz de se deslocar a uns estonteantes 1126 km/h, podendo atingir velocidades superiores em fases de desenvolvimento mais avançadas.

De acordo com os engenheiros da Hyperloop One, apesar das velocidades elevadas, a viagem será confortável para os passageiros, que ficarão sujeitos a uma aceleração inferior a 2.5G no arranque e a um comportamento estável do veículo, sem turbulência, no resto do trajeto.

A Hyperloop One aproveitou a ocasião para divulgar o alargamento do conjunto de parceiros tecnológicos, que agora inclui empresas como a consultora de engenharia Arup, a multinacional AECOM ou o Bjarke Ingels Group (BIG)

Fonte: Hyperloop One




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório