Aumentando a eficiência em estaleiros de construção civil

4 Janeiro, 2017.

Aumentando a eficiência em estaleiros de construção civil

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Purdue desenvolveu um sistema dirigido à otimização da operação de estaleiros de construção civil. A tecnologia utiliza dados recolhidos por sensores instalados nos equipamentos para acompanhar o progresso da obra e monitorizar o ritmo dos trabalhos.

Os dados, recolhidos em tempo real, são tratados por uma ferramenta de software chamada SAMCRO (Simulation Analysis Monitoring and ContRol of Operations). A aplicação permite controlar os custos e as metas temporais, possibilitando a deteção de desvios na operação de um determinado equipamento ou componente da obra.

A bateria de sensores permite a coleta de dados como a velocidade de um veículo na obra, a sua carga e a sua posição exata no estaleiro de construção. Com esta informação é possível saber, por exemplo, o número de viagens efetuadas e a quantidade de material transportado.

Quando uma determinada tarefa é concluída na obra, o modelo operacional incorporado no sistema é atualizado para refletir o progresso e permitir comparar o estado atual com aquilo que foi planeado.

Ao contrário das ferramentas de software tradicionais, que permitem ao diretor de obra saber quais os trabalhos a realizar, a SAMCRO possibilita um acompanhamento em tempo real, conferindo ao técnico a possibilidade de efetuar correções localizadas nos ritmos dos trabalhos, de forma a que os objetivos venham a ser cumpridos.

Fonte: Universidade de Purdue | Imagens (adaptadas): via Swecon – Volvo Construction Equipment




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório