Hadrian X é um robot construtor especializado em alvenaria capaz de construir uma casa em apenas 48 horas

Desenvolvido pela companhia de tecnologia australiana Fastbrick Robotics, o Hadrian X é um robot construtor direcionado para a execução de paredes de alvenaria de edifícios. É capaz de aplicar cerca de 1000 blocos de alvenaria por hora e possui uma capacidade operativa de vários dias, podendo funcionar 24 sobre 24 horas sem qualquer paragem.

É formado por um módulo de distribuição e aplicação situado na extremidade de um braço articulado telescópico com 30 metros de comprimento. O conjunto está assente numa base rotativa passível de ser montada numa grande variedade de veículos pesados e equipamentos tratores, conferindo-lhe elevada versatilidade em ambiente de estaleiro de obra.

O longo braço articulado permite que o robot possa construir edifícios inteiros sem que seja necessária a translação da base. Esta característica confere ao sistema uma grande estabilidade, um requisito imprescindível para a execução de trabalhos de elevada precisão.

O módulo de aplicação é dotado de sensores de posicionamento avançados e dispositivos de varrimento laser que permitem ao robot, por um lado saber exatamente qual é a posição no espaço em que se encontra e por outro, conseguir detetar quaisquer obstáculos ou incidentes que possam decorrer durante o processo construtivo.

Os tijolos cerâmicos e blocos de betão ou de outros materiais são conduzidos desde o local de armazenamento localizado junto à base, através de um tapete transportador situado no topo do braço robótico, até ao módulo de aplicação.
O módulo de aplicação aplica, nas faces dos blocos, um adesivo construtivo (não é utilizada argamassa) e coloca cada elemento na posição prevista no projeto.

O sistema funciona com base em ficheiros CAD/CAM tridimensionais, servindo esta informação digital como guia ao conjunto de movimentos a efetuar pelo robot de forma a que a construção seja efetuada da forma mais rápida e eficiente possível.

De acordo com a Fastbrick Robotics, a comercialização do Hadrian X, cujo desenvolvimento se estendeu por mais de 10 anos e implicou um investimento superior a 5 milhões de Euros, deverá arrancar no final de 2017.

 

Fonte: Fastbrick Robotics




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Hadrian X é um robot construtor especializado em alvenaria capaz de construir uma casa em apenas 48 horas

  1. Robot construtor de casas desenvolvido na Austrália | Videos Engenharia Civil

    […] Hadrian X e é um robot construtor, especializado no assentamento de alvenaria, capaz de aplicar cerca de 1000 blocos de alvenaria por […]

Comentar

* Obrigatório