Abu Dhabi Revela Projeto do Novo Aeroporto Internacional

8 Novembro, 2013.

Aeroporto Internacional Abu Dhabi

O projeto de construção do novo complexo aeroportuário do Abu Dhabi é parte integrante do Masterplan de modernização radical das infraestruturas do país até 2030 e transformação de extensas zonas desérticas em oásis de inovação e progresso. O gigantesco terminal do aeroporto internacional com cerca de 700 mil metros quadrados de área foi dimensionado pelo gabinete Kohn Pedersen Fox (KPF) em articulação com o Comité de Supervisão de Aeroportos – SCADIA.

As fachadas envidraçadas em combinação com uma conceção estrutural interior esbelta, permite que o edifício principal tenha um aspeto transparente.
A zona de partidas do terminal é constituída por um amplo espaço de 50 metros de altura sem quaisquer colunas de suporte, cumeado por uma cobertura abobadada em aço.

O terminal foi projetado com uma geometria em planta que permitisse otimizar o fluxo logístico e fazer face aos cerca de 50 milhões de passageiros que circularão no aeroporto todos os anos. Por essa razão, os projetistas da KPF optaram por uma forma em X que possibilita o aumento do número portas de embarque e facilita o acesso às áreas de estacionamento de aeronaves. Permite também a articulação central do tráfego interno de passageiros.

A cobertura ondulante acompanha o edifício quase até ao nível do solo, em algumas zonas, o que possibilita a proteção da estrutura e dos seus ocupantes da radiação solar. A escolha de materiais foi também pensada para minimizar o impacto térmico, tendo sido utilizados elementos espessos de alumínio no revestimento exterior e vidro angular de elevado desempenho.

Fonte: Kohn Pedersen Fox
Imagens: Kohn Pedersen Fox




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Abu Dhabi Revela Projeto do Novo Aeroporto Internacional

  1. Projeto de Expansão do Aeroporto Internacional de Bao'an | EngenhariaCivil.com

    […] entrou esta semana em operação. O edifício é parte integrante da primeira fase de expansão do complexo aeroportuário que tem um custo final previsto de 734 milhões de euros e aumentará em 58% a capacidade da […]

Comentar

* Obrigatório