Inovador sistema de avaliação de risco permite otimizar obras municipais de infraestrutura

12 Fevereiro, 2016.

Sistema de avaliação de risco permite otimizar obras municipais de infraestrutura

Investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Concordia em Montreal, no Quebec, estão a desenvolver um inovador sistema de avaliação de risco em obras públicas de infraestrutura que permitirá às entidades municipais tomarem decisões suportadas relativamente à necessidade de intervenções em estradas, redes de água, esgotos e outros serviços.

O sistema combina uma série de variáveis relacionadas com as diferentes redes municipais, permitindo prever, através de algoritmos computacionais avançados, os fatores de risco e possíveis consequências de atrasos na intervenção.

O software desenvolvido pela universidade canadiana tem em conta fatores como a evolução dos orçamentos ao longo do tempo, os riscos para a saúde pública, as preocupações ambientais e a potencial complexidade das obras necessárias, entre muitos outros.
Em vez de visar cada um destes fatores de forma independente, o sistema estabelece uma relação causa-efeito entre cada um deles, encarando-os não como entidades isoladas, mas antes como partes integrantes de uma estratégia global.

É este funcionamento de natureza holística que permite ao sistema a utilização do orçamento municipal de forma otimizada, simplificando e racionalizando os trabalhos de reparação e reabilitação.

Testes recentes com dados provenientes da cidade de Guelph, permitiram demonstrar a eficiência e utilidade do sistema no processo de planeamento de corredores rodoviários urbanos. Neste caso, verificou-se o enorme impacto, nos índices de risco, dos fatores de acessibilidade, geometria da plataforma viária e localização relativa de tubagens.

Fonte: Universidade de Concordia | Imagem (adaptada): via Universidade de Concordia




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório