Projeto de Expansão do Aeroporto Internacional de Bao’an

3 Dezembro, 2013.

Projeto de Expansão do Aeroporto Internacional de Bao'an

Após alguns atrasos de última hora, o Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Bao’an, em Shenzhen, Sul da China, entrou esta semana em operação. O edifício é parte integrante da primeira fase de expansão do complexo aeroportuário que tem um custo final previsto de 734 milhões de euros e aumentará em 58% a capacidade da infraestrutura, para 45 milhões de passageiros por ano.

O novo terminal tem uma área interior de 300 mil metros quadrados, envergadura próxima dos 1600 metros e 78 portas de embarque.
A estrutura, dimensionada pelo gabinete alemão de engenharia, Knippers Helbig, possui uma cobertura de dupla camada revestida com vidro e cerca de 60 mil painéis metálicos alveolares, fabricados para se adaptarem às formas curvas do edifício e permitirem a entrada difusa de luz natural.

Cerca de 450 mil elementos individuais de aço foram utilizados para a construção da estrutura do terminal, que foi concebido de forma a assegurar a transparência das fachadas e a promover a máxima amplitude interior, com vãos que chegam aos 80 metros.

A construção do terminal teve uma duração de três anos, considerado um tempo recorde dadas as dimensões do edifício e foi executada pela CSCEC (China State Construction Engineering Corporation), sediada em Pequim. O projeto arquitetónico foi desenvolvido pelo estúdio italiano Fuksas.
O projeto de iluminação foi da autoria da firma britânica Speirs & Major Associates.

Fonte: Fuksas
Imagens: Fuksas




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Projeto de Expansão do Aeroporto Internacional de Bao’an

  1. Projeto do Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Bombaim | EngenhariaCivil.com

    […] das mais recentes tecnologias de otimização logística e é apontado como um exemplo a seguir no projeto de infraestruturas aeroportuárias em países […]

Comentar

* Obrigatório