Avança obra de reconstrução da maior barragem de terra dos EUA

21 Maio, 2018.

Avança obra de reconstrução da maior barragem de terra dos EUA

O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia (DWR) revelou imagens do progresso da obra de reconstrução da Barragem de Oroville. A estrutura, que é a mais alta barragem de terra dos EUA, foi notícia no ano passado por ter estado em risco de colapso em resultado de danos profundos no descarregador principal.

Com 235 metros de altura e mais de 2 quilómetros de largura a gigantesca estrutura de terra foi construída entre 1961 e 1968 no Rio Feather. É responsável pela formação do Lago Oroville, que é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com perto de 6400 hectares. A barragem possui igualmente equipamento para aproveitamento hidroelétrico, com uma capacidade instalada de 819 MW e geração anual de 1629 GWh.

Em fevereiro de 2017, a abertura da comporta do descarregador principal, em virtude da subida inesperada do nível da albufeira, resultou na rápida erosão da base da estrutura, com o aparecimento de uma enorme cratera. Esta situação colocou em causa a capacidade de descarregamento da barragem, ameaçando o galgamento e o possível colapso.

A reconstrução do descarregador danificado avançou pouco tempo depois de estabilizado o nível da albufeira. O progresso da obra ao longo de pouco mais de um ano, tem sido verdadeiramente admirável e indicador da enorme capacidade das empresas americanas de engenharia civil e construção.

No filme divulgado pela DWR é possível observar a operação de demolição dos massivos muros laterais de betão armado do descarregador, em preparação para a execução dos novos elementos de betão estrutural.
No âmbito da Fase 2 do projeto de reconstrução, as equipas prosseguem igualmente a aplicação de betão compactado com cilindros na zona onde serão executadas as estruturas dissipação de energia hidráulica.

Fonte: EngenhariaCivil.com; DWR| Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via DWR




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório