Finalizada a Construção da Cobertura Solar do Estádio Mineirão para o Brasil 2014

21 Agosto, 2013.

Construção da Cobertura Solar

Foi concluída a construção da instalação fotovoltaica da cobertura do Estádio Governador Magalhães Pinto, em Belo Horizonte, Brasil, mais conhecido como Mineirão. O estádio, uma das principais estruturas do Mundial 2014 da FIFA, foi inaugurado em Dezembro de 2012 e será agora capaz de uma produção de 1.4 MW.

O Mineirão é apenas um do conjunto de estádios solares do Mundial de Futebol de 2014, que incluem o Maracanã, Pernambuco e Mané Garrincha, entre outros. No entanto, ao contrário destes últimos, a instalação fotovoltaica não servirá para satisfazer as necessidades energéticas do próprio estádio sendo a eletricidade produzida, injetada diretamente na rede pública.

A construção do sistema de painéis solares na cobertura do estádio correspondeu a um investimento de cerca de 40 milhões de reais (aproximadamente 12,5 milhões de euros) cofinanciado pelo banco governamental alemão KfW (em 10 milhões de euros) e pela empresa de fornecimento de energia elétrica brasileira CEMIG (em 2,5 milhões de euros).

Imagens: Wikimedia Commons; via Estadão.com.br
Fonte: FIFA




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório