De Rotterdam – Um Colosso da Engenharia Holandesa

De Rotterdam - Um Colosso da Engenharia Holandesa

O De Rotterdam é um colossal complexo residencial e comercial cuja construção foi recentemente concluída em Roterdão, Holanda. Com uma altura próxima dos 150 metros, esta cidade vertical de 340 milhões de euros é constituída por um conjunto de torres interligadas, cada uma com 44 pisos e possui uma área interior total superior a 160 mil metros quadrados.

Localizado junto ao Cais de Wilhelmina, nas margens do Rio Maas, o De Rotterdam é constituído por 240 apartamentos, um hotel de 280 quartos, restaurantes, cafés e cerca de 72 mil metros quadrados de espaço de escritórios.

O conjunto arquitetónico foi projetado pelo estúdio holandês OMA (Office for Metropolitan Architecture) com coordenação do brilhante Rem Koolhaas, com base em princípios de densidade e desenvolvimento vertical, recorrendo à sobreposição desfasada de diferentes secções dos edifícios. De facto, tendo em conta a sua amplitude, a volumetria do complexo tem um desenvolvimento excecionalmente compacto em planta.

O complexo foi batizado com o mesmo nome de um dos navios da histórica empresa de transportes transatlânticos Holland America Line, em homenagem aos milhares de emigrantes europeus que saíram do Cais de Wilhelmina rumo a Nova Iorque, entre 1873 e 1970.

Fonte: OMA
Imagens: Michel van de Kar; Philippe Ruault; Charlie Koolhaas; Ossip van Duivenbode via OMA




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a De Rotterdam – Um Colosso da Engenharia Holandesa

  1. Imagem do Dia: Inaugurado Complexo Comercial Markthal em Roterdão | EngenhariaCivil.com

    […] O Markthal, com a sua distintiva estrutura em arco de 40 metros de amplitude, localiza-se em Roterdão e foi concebido pelos projetistas da MVRDV (Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries). Serve […]

Comentar

* Obrigatório