Alemães Desenvolvem Software que Defende Edifícios Inteligentes do Ataque de Hackers

2 Setembro, 2014.

Alemães Desenvolvem Software Que Defende Edifícios Inteligentes do Ataque de Hackers

Embora a instalação, cada vez mais comum, de sistemas avançados de domótica para gestão e manutenção de edifícios permita o aumento da eficiência funcional e energética e da qualidade de vida dos ocupantes, abre também a porta a possíveis ataques informáticos maliciosos. Investigadores do Departamento de Ciberdefesa do Instituto Fraunhofer de Comunicações, Processamento de Informações e Ergonomia (FKIE), em Bona, Alemanha, estão a desenvolver um software que promete proteger, de forma eficiente, estes edifícios inteligentes de intrusos virtuais.

A maioria dos edifícios inteligentes encontra-se, de uma forma ou outra, ligada ao exterior, em particular à Internet, o que permite o potencial controlo remoto de sistemas de sombreamento, câmaras de segurança, iluminação ou outros, mais críticos, como de elevadores, refrigeração, AVAC e até de sistemas de apoio à vida.

A tecnologia desenvolvida pelo FKIE permite, à semelhança de uma firewall, travar os ataques ainda antes de haver penetração na rede interna do edifício, através da análise e filtragem estatística de dados de tráfego. Foi estudada para permitir uma defesa eficaz contra ataques sofisticados como o uso das chamadas botnets.

O sistema é adaptável a qualquer infraestrutura existente e tem também em conta o tráfego, sem fios e com fios, gerado por controladores e sensores de temperatura, humidade e luz, entre outros, comummente utilizados em instalações de domótica.

De acordo com os investigadores, a comercialização deste sistema de defesa deverá ter início, o mais tardar, dentro de dois anos.

Fonte e Imagem (adaptada): via FKIE




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Alemães Desenvolvem Software que Defende Edifícios Inteligentes do Ataque de Hackers

  1. Gestão de Edifícios e Manutenção de Condomínios em Evento Duplo da APEGAC e FEUP | EngenhariaCivil.com

    […] Porto (FEUP) organizam, nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2014, a segunda edição das Conferências de Gestão de Edifícios – Manutenção de Condomínios. O evento decorrerá em simultâneo com o 2ª Congresso da […]

Comentar

* Obrigatório